terça-feira, 5 de janeiro de 2010

HARMONIA

O som é nada mais que vibrações de corpos elásticos (flexíveis), no caso de sons musicais é som resultante de vibrações regulares em outras palavras é um movimento completo de “vai e vem” do corpo vibratório. Quanto mais ou menos o numero de vibrações por segundo, mais agudos ou mais grave será o som.

Na harmonia são vários sons juntos formando uma cadeia de sons, existe som mais fortes e som mais fracos e é o conjunto de sons que acompanham um som fundamental (som principal) Harmonia é a combinação dos sons simultâneos.

Definição

Harmonia é a relação vertical das notas que são executadas num mesmo momento. A harmonia pode ser ternária (sons formados pelo intervalo de terças, ex. Do/Mi/Sol ou Do/Mi bemol/Sol), quaternária (formada por intervalos de quarta, ex. Fa/Si/Mi ou Fa/Si bemol/Mi), quinária (intervalo de quinta, inversão do de quarta, ex. Si/Fa/Do), intervalo de segunda (ex. Do/Re/Mi) e assim por diante. É irrelevante se estes intervalos são maiores ou menores ou mesmo aumentados. 

É básico para o estudo da Harmonia e para a composição, que se tenha em mente a seguinte tabela de intervalos, que são os graus dos tons com relação a uma nota fundamental, neste exemplo (Dó).

Nenhum comentário: