terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Jaco Pastorius


Jaco uma lenda do contrabaixo

Jaco Pastorius ,nascido em dezembro de 1951 (mesmo ano que o baixo foi inventado), seu primeiro instrumento foi a bateria. No entanto, ele quebrou a mão durante um jogo de futebol, e durante sua recuperação, se interessou pelo contrabaixo, tocando tudo que ouvia. Em 71, Jaco montou sua primeira banda, Wayne Cochran & The CC Rider, cujo principal estilo era o r&b. Em 76, Jaco substituiu Alphonso Johnson no lendário Weather Repot, assumindo, devido à sua extraordinária técnica e musicalidade, um papel de co-liderança, ao lado de Joe Zawinul. Jaco foi o introdutor do baixo fretless no jazz ao arrancar os traste de seu Jazz Bass '62 Sua sonoridade, conforme ele mesmo explicava, derivava do contato direto com a corda com a madeira do braço do baixo. Além disso, ele usava varias técnicas - Mais antes disso Quando teve seu primeiro filho, decidiu que a música teria que lhe dar o devido retorno financeiro almejado, pois agora tinha a responsabilidade de uma família. Em um de seus shows com a banda ele resolve de maneira inusitada mostrar um solo desenvolvido por ele.

Os seus colegas pensaram que ele estava louco, pois o contra-baixo até então era um instrumento de ritmo e marcação, o efeito sobre o público e a própria banda foi devastador, pois surgia ali algo novo, nunca tentado antes. Com Jaco no baixo a banda obteve sucesso e reconhecimento. A Indústria Fonográfica viu em Jaco um diamante bruto, pronto a ser lapidado, um filão de ouro a fazer fortuna da noite para o dia. Um gênio toca por amor, e este amor é incompatível com a sagacidade material, começou aí o calvário do gênio atormentado. Alcançou o mundo de pólo a pólo como membro do grupo Weather Report, ícone do Jazz Fussion, sua história com o Weather Report se resume neste diálogo que teve com Joe Zawinul, fundador do Weather Report, isto em meados de 1975. Joe se apresentara com o Weather no Gusman Theater em Miami, e ao final do show saiu e se posicionou no canto de fora, quando se aproximou dele um rapaz de cabelos longos e roupas da moda, Joe tinha 43 anos e vivia na América desde 1954, era austríaco da cidade de Vienna e Jaco apenas 24 anos.
- Joe: "Hey garoto, você toca contra-baixo?"
- Jaco: "Eu tenho sido seguido por músicos como Cannonball Adderley, e eu realmente amo isto."
- Joe: "Então o que você quer?"
- Jaco: "Meu nome é John Francis Pastorius III e sou o maior baixista do mundo!"
- Joe: "Vai se danar, fora daqui!" Jaco insistiu, e Joe o admirava por sua maneira. Como um jovem de 24 anos tinha tanta convicção em se afirmar como o melhor do mundo.." 

Depois de algum tempo conseguiu entrar na banda de Joe no lugar de Alphonso. Joe afirma que Jaco está muito melhor que Alphonso, pois Jaco possuia uma mágica especial. Jaco se torna um herói para os jovens. Era tão poderoso que transformava o ritmo harmônico de Miroslav Vitous em punk.

Em 1977 começou os seus problemas no casamento com Tracy, Jaco era altamente possessivo. Tracy disse que era hora de assumir um lugar no relacionamento. A família dizia:-"É difícil ter um marido que se ausente 9 meses em uma turnê". Em 78, teve o divorcio e perdeu a guarda dos filhos. Jaco ia para os bares e arrumava brigas, era como que procurasse alguém que o matasse. E então em um dia funesto ele encontrou um jovem de 25 anos em um clube noturno, o rapaz era instruído em artes marciais, foi sua última briga. O maior baixista do mundo dormiu profundamente em 21 de setembro de 1987, faltando dez semanas para o seu 36º aniversário. Mesmo tendo encontrado uma violenta e triste morte, será lembrado como o gênio, o fenômeno. John Francis Pastorius.


Nenhum comentário: