domingo, 19 de setembro de 2010

Escalas: Como montar modo maior ( Jônico)

As escalas se dividem em Modos( Maior, Menor Natural, Pentatônica¸ Mixolídio, Pentablues etc...). O que determina o modo da escala é a disposição e intervalo existente entre as notas.
É necessário conhecer as escalas pois toda a formação harmônica (Acordes) assim como os Campos Harmônicos, são formados a partir da estrutura dos Modos.
Começaremos pelo modo maior, pois além de gerar a estrutura mais utilizada em nossa cultura musical, ele pode ser a base para muitos outros Modos fazendo apenas pequenas alterações.
No Modo Maior (Escala Diatônica ou Modo Jônico) existem apenas dois tipos de intervalos.
Tom e Semi-tom. Para estabelecermos um Modo, é necessário respeitar algumas regras que podem facilitar a sua estruturação.
1°- Começar e terminar o Modo pela Tônica (nota principal, que dá nome a escala)
2°- Numerar cada nota para se estabelecer os intervalos
3° - Conferir e, se for necessário, alterar (através dos acidentes) os intervalos, para que se ajustem ao padrão estabelecido pelo Modo. 
Para termos uma escala ou Modo Maior, são necessários os seguintes intervalos, independente da Tônica.
I           II           III             IV          V          VI         VII           VIII
    Tom    Tom   S.Tom      Tom      Tom      Tom    S.Tom
Perceba que entre o III e IV e o VII e VIII, existe um Semi-Tom e em todos os outros há um intervalo de Tom. 
Você já percebeu que a escala maior de DO não tem acidentes. Veja por que:
I              II           III            IV         V            VI          VII          VIII
DO       RE        MI          FA       SOL        LA         SI          DO
     Tom      Tom    S.Tom     Tom      Tom      Tom    S.Tom
E porque na escala maior de RE, o FA e o DO são sustenidos? Veja por que. 
I              II            III              IV             V          VI           VII         VIII
RE        MI          FA          SOL         LA         SI           DO         RE 
    Tom      S.Tom      Tom        Tom        Tom     S.Tom     Tom 
Os intervalos não correspondem com o padrão do Modo Maior
Para que os intervalos se ajustem conforme o Modo Maior é preciso que usemos o recurso dos acidentes, neste caso o sustenido. 
I             II             III             IV             V            VI           VII          VIII
RE       MI          FA#        SOL         LA           SI          DO#        RE 
     Tom     Tom       S.Tom      Tom        Tom       Tom        S.Tom 

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