As escalas se dividem em Modos( Maior, Menor Natural, Pentatônica¸ Mixolídio, Pentablues etc...). O que determina o modo da escala é a disposição e intervalo existente entre as notas.
É necessário conhecer as escalas pois toda a formação harmônica (Acordes) assim como os Campos Harmônicos, são formados a partir da estrutura dos Modos.
Começaremos pelo modo maior, pois além de gerar a estrutura mais utilizada em nossa cultura musical, ele pode ser a base para muitos outros Modos fazendo apenas pequenas alterações.
No Modo Maior (Escala Diatônica ou Modo Jônico) existem apenas dois tipos de intervalos.
Tom e Semi-tom. Para estabelecermos um Modo, é necessário respeitar algumas regras que podem facilitar a sua estruturação.
1°- Começar e terminar o Modo pela Tônica (nota principal, que dá nome a escala)
2°- Numerar cada nota para se estabelecer os intervalos
3° - Conferir e, se for necessário, alterar (através dos acidentes) os intervalos, para que se ajustem ao padrão estabelecido pelo Modo.
Para termos uma escala ou Modo Maior, são necessários os seguintes intervalos, independente da Tônica.
I II III IV V VI VII VIII
Tom Tom S.Tom Tom Tom Tom S.Tom
Perceba que entre o III e IV e o VII e VIII, existe um Semi-Tom e em todos os outros há um intervalo de Tom.
Você já percebeu que a escala maior de DO não tem acidentes. Veja por que:
I II III IV V VI VII VIII
DO RE MI FA SOL LA SI DO
Tom Tom S.Tom Tom Tom Tom S.Tom
E porque na escala maior de RE, o FA e o DO são sustenidos? Veja por que.
I II III IV V VI VII VIII
RE MI FA SOL LA SI DO RE
Tom S.Tom Tom Tom Tom S.Tom Tom
Os intervalos não correspondem com o padrão do Modo Maior
Para que os intervalos se ajustem conforme o Modo Maior é preciso que usemos o recurso dos acidentes, neste caso o sustenido.
I II III IV V VI VII VIII
RE MI FA# SOL LA SI DO# RE
Tom Tom S.Tom Tom Tom Tom S.Tom
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário