sábado, 13 de agosto de 2011

Teoria de formação de acorde

69301_Papel-de-Parede-Notas-Musicais--69301_1280x800

Música é Arte científica de combinar os sons de modo agradável ao ouvido, obedecendo aos critérios do ritmo, melodia e harmonia.

Ritmo é São movimentos em tempos fracos e fortes com intervalos regulares. O ritmo faz a música andar.

Melodia é Sucessão rítmica, ascendente ou descendente de sons simples, a intervalos diferentes e que encerram certo sentido musical. A melodia faz a música ter vida.

Harmonia é São notas diferentes executadas juntas em conformidade ou em harmonia entre si formando uma consonância lógica. Sua função é dar vida a música.

Em síntese, a música é feita pela execução de acordes diferentes, mas que tenham coerência entre elas.

Os Acordes:nota_musical (1)

Antes de tudo, quero deixar uma coisa bem definida: Nota é diferente de Acorde pois:

Nota é É a menor divisão de um acorde, ou seja, qualquer barulho é uma nota. | As notas, por sua vez, estão contidas dentro de uma série de oito notas musicais, mais conhecida como "escala cromática" com intervalos de tom e semitons entre uma nota e outra, começando e terminando com a mesma nota, Ex.: Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Sí, Dó.

Acorde é É a união de várias notas, em harmonia, formando assim um único som.

Os acordes podem ser classificados em:

Maiores é São as notas puras, sem nenhuma distorção ou mistura com outras notas, ex.: C, D, E, F, G...

Menores é É a união de três tons e um semitom.

Sustenido é Faz com que a nota seja enviada seja elevada meio tom. C#m, G#, F#m, etc...

Bemol é Faz com que a nota seja abaixada meio tom, ex.: Bb, Ab, etc...

Dissonantes é É uma nota que causa uma dissonância e produz uma distorção e não condiz com o real absoluto, deixando o iniciante confuso e ao iniciante fascinado! ex.: A4, B5+, etc...

Consonantes é São notas que se misturam à outras, ex.: C/G, G/F, etc....

Tom é É a distância entre dois tons, ex.: C-D,F-G, etc...

Semitom é É a menor distância entre dois tons, ex.:C-C#, D-D#, etc...

Para que todo o mundo falasse a mesma linguagem na música, foi desenvolvido um sistema, que consiste em representar as notas e os acordes pelas letras do nosso alfabeto, em qualquer parte do mundo a representação será a mesma. O gráfico mostra o acorde(acima) e a nomenclatura(abaixo).

NOTAS

C

D

E

F

G

A

B

GRAUS

Sendo assim, montaremos o acorde de Dó como exemplo, Todo acorde é formado pelos 1a, 3a e 5a graus, ou seja, Dó é formado por C, E e F, e todas os outros acordes são formados da mesma maneira..

Dissonantes: As dissonantes são acordes com alteração de graus na sua formação, são elas que dão o brilho na música. Os acordes são formados através dos graus 1o, 3o e 5o da escala, e agora veremos que todos os graus presentes entre eles são considerados dissonantes!

Vamos a escala de C(dó).

NOTAS

C

D

E

F

G

A

B

GRAUS

Ou seja, o acorde de C é formado pelos graus 1º , 3º e 5º ou seja, C, E e G! Agora : C, E e G# formam a C5+ pois o 5o grau foi aumentado em meio tom. E para montar uma dissonância menor é só diminuir o grau! Assim:

1º, 3º e 5º formam o C, mas se baixar-mós a 5º em meio tom será um C5-.

Consonantes: são um pouco mais fáceis de ser montado, basta apenas trocar o baixo original pela nota que se deseja! Assim: C= 1º, 3º e 5o graus mais o baixo em C, se você deseja fazer um C/B é só fazer a melodia de C= 1º , 3º e 5º graus e ao invés

Blogger Labels: Teoria,formação,Música,Arte,modo,critérios,melodia,Ritmo,Sucessão,vida,Harmonia,consonância,função,elas,Acordes,Antes,Nota,Acorde,semitons,Maiores,distorção,Menores,semitom,Sustenido,Bemol,Dissonantes,dissonância,Consonantes,Para,mundo,sistema,letras,alfabeto,gráfico,nomenclatura,NOTAS,GRAUS,Sendo,Todo,eles,Vamos,Agora,grau,Assim,iniciante,pelos