domingo, 17 de julho de 2011

Flea

flea Michael Peter Balzary (Melbourne, 16 de Outubro de 1962), mais conhecido pelo seu nome artístico Flea é um baixista australiano nascido em Melbourne. Flea, que também toca o trompete e ocasionalmente trabalha como ator, é mais conhecido como baixista e fundador da banda de rock alternativo Red Hot Chili Peppers, e seu trabalho com a banda incorporou diversos estilos musicais, e abrangem, tecnicamente, desde o slap mais agressivo a métodos mais melódicos. Além dos Chili Peppers, Flea colaborou com diversos outros artistas, incluindo o Jane's Addiction, The Mars Volta e Alanis Morissette. Suas influências vêm do funk e do punk, e seu estilo no baixo, primordialmente centrado na simplicidade e no minimalismo, não dispensa a complexidade como um recurso a ser utilizado quando necessário.
Originalmente um prodígio do trompete, Flea aprendeu a tocar baixo na escola secundária, com seu amigo íntimo (e futuro guitarrista do Red Hot Chili Peppers) Hillel Slovak, que precisava de um baixista para sua banda Anthym. Flea passou a integrar o grupo, porém abandonou-o alguns meses depois para tocar na banda de punk Fear. Logo juntou-se novamente a Slovak para formar uma banda destinada a apenas uma apresentação, com seus colegas de escola Anthony Kiedis e Jack Irons; a colaboração inesperada acabaria dando origem aos Red Hot Chili Peppers. Como ator, Flea fez diversas incursões no cinema, aparecendo em filmes como Back to the Future II (br: De Volta para o Futuro II / pt: Regresso ao Futuro II, 1989), My Own Private Idaho (br: Garotos de Programa / pt: A Caminho de Idaho, 1991), and The Big Lebowski (O Grande Lebowski, 1998).

Biografia


Foi para os Estados Unidos com a mãe aos 4 anos, após o divórcio dos pais, e se fixou em Los Angeles em 1972. Tocava trompete, e seus professores o consideravam um dos melhores trumpetistas que já tinham visto.Damon-Albarn-forma-nova-banda-com-Flea
Conheceu Anthony Kiedis ainda na escola, e formaram com Hillel Slovak e Jack Irons a primeira formação do Red Hot Chili Peppers. Actualmente, é considerado por várias revistas musicais e pelos melhores juristas, o melhor e mais técnico baixista do mundo.
Tocou com várias bandas de Los Angeles, incluido o Fear, antes de formar o Red Hot Chili Peppers com Kiedis, em 1983.
Já fez alguns trabalhos fora do Red Hot, como uma substituição do baixista da banda Jane's Addiction em 1996, além de atuar em alguns filmes, como O Grande Lebowsky, De Volta para o Futuro II e III, fazendo o personagem Needdles, e fazendo dublagem de desenhos animados. Atuou também na refilmagem do clássico Psicose, como Bob Summerfield.
Além de ter trabalhado como ator em alguns filmes, participou da trilha sonora do filme Diário de um Adolescente, que é baseado no livro homônimo do poeta nova-iorquino Jim Carrol, com a música I've Been Down, de sua autoria.
Flea se casou com Loesha Zeivar em 1985, e sua filha Clara nasceu em 1988. Flea e Loesha se separaram em 1990 sem maiores complicações, e têm a guarda conjunta de Clara.
Em 26 de outubro de 2005, nasceu a segunda filha de Flea, Sunny Bebop Balzary com a atual esposa, a modelo Frankie Rayder.
Em 2008, Flea disse que se matriculou na University of Southern California para estudar música. "Estou grato que minha educação musical tenha evoluído, mas é divertido aprender coisas que eu nunca havia estudado antes." Ele irá fazer uma graduação em música para entender "a matemática" do tema.pequeno_contra_baixo
Citado pela imprensa internacional, Flea explicou que está desejoso de aprender "a matemática e a estrutura" da música. "Estou satisfeito com a forma como a minha educação musical se desenvolveu, mas é muito divertido aprender estas coisas, porque não sabia nada", confessa Flea ao Los Angeles Times. "Tocava trompete na escola mas não sabia porque é que uma nota deve seguir-se à outra, porque é que criam aquele som, ou como criar tensão numa composição", admite. "Nos Chili Peppers fazemos isso mas com base na emoção e intuição, não na matemática e na estrutura". OS RHCP constroem a sua música não por qualquer tipo de base musical, mas pelo que os ouvidos querem ouvir. "O essencial é sentir e transformá-lo em música", Flea para MTV News.
Lançamento de novos modelos de baixo

Lançamento de novos modelos de baixo

Em Janeiro de 2009, Flea lança novos modelos de baixo chamados FLEABASS. São instrumentos desenhados para estilo e desempenho pelo lendário baixista, Flea, do Red Hot Chili Peppers. A cabine é FLEABASS # 3192. ­ Descrevendo a sua inspiração para Fleabass, Flea disse: "FLEABASS é nascido do meu amor pela música à educação como um estudante e um professor de música, e um amante da tradição do mesmo. Eu queria que os alunos tivessem um instrumento que possam apaixonar-se, e eu queria que elas fossem capazes de fazê-lo com os meios limitados que a maioria deles tem para adquirir um."­
As quatro novas cores foram definidas por Flea como: "Sunny Bass", "Water Bass", "Punk Bass" e "Wild One".
Flea apresentou seu novo Fleabass no NAMM 2009, considerada uma das maiores feiras de equipamentos e instrumentos musicais do planeta.
Para divulgar sua nova própria linha de contra-baixo voltado para estudantes e professores de música, Flea contou com a colaboração de Chad Smith numa Jam Session lá mesmo no NAMM.flea

Curiosidades


Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
Flea possui uma irmã mais velha chamada Karen.
Ele conheceu Anthony aos 15 anos de idade. Era meio marrento e estava batendo em um amigo de Anthony. Kiedis pediu que ele parasse. E ao invés de brigarem se tornaram amigos.
Na época do colégio além de "marrentinho" Flea era tímido e introvertido.
Participou da trilha sonora do filme Traffic e de Diário de um Adolescente.
Flea torce para o time de basquete Los Angeles Lakers. Na final da NBA de 2009, tocou o hino nacional dos EUA no baixo.
Flea agora mora em Malibu após ter morado por um longo tempo em Hollywood. Durante a turnê do CD Californication ele vendeu sua mansão Hollywoodiana. E foi para Malibu.
Dois dos hobbies do baixista são: surfar e fazer yoga.
Flea aprendeu a gostar de rock e tocar baixo com Hillel Slovak.
Flea tocou no Fear, famosa banda de punk rock em L.A., tendo que deixar a Anthym (banda da escola) por um certo tempo.
Tem duas filhas (Clara e Sunny) e atualmente está casado/namorando a modelo Frankie Rayder.
Uma pesquisa feita com internautas definiu os integrantes da chamada "banda dos sonhos". Flea foi considerado o baixista ideal. O guitarrista eleito foi o lendário Jimi Hendrix, na bateria Keith Moon (The Who) e Freddie Mercury nos vocais.
Flea foi confirmado recentemente no álbum Slash & Friends do ex-guitarrista do Guns n' Roses e atualmente Velvet Revolver, Slash
Ele também tocou trompete junto com a banda Nirvana na música "Smells Like Teen Spirit" em 1993 no Hollywood Rock


Filmes

Flea Participou de muitos filmes: The Wild Side (1983), Thrashin' (1986),Suburbia (1986), Thought Guys (1986), Dudes (1987), Less Than Zero (1987), Stranded (1987), The Blue Iguana (1988), Let's Get Lost (1988), Back To The Future Part II (1989), Back To The Future Part III (1990), My Own Private Idaho (1991), Motorama (1992), Roadside Prophets (1992), Son in Law (1993), The Chase (1994), Just Your Luck (1996), Whiskey Down (1996) , Liar's Poker (1997), Gen 13 (1998), The Big Lebowski (1998), Fear And Loathing in Las Vegas (1998), The Wild Thornberrys (1998) - TV series [voice], Psyco (1998).

Bass Player
Qualquer instrumento é apenas um veículo para expressar quem você é e sua relação com o mundo. Não importa qual o nível que você está fazendo-o, tocando a música é uma oportunidade para dar alguma coisa para o mundo."
- Flea, Bass Player, junho de 2006.
Silverlake Conservatory of Music
O Silverlake Conservatório de Música é uma organização educacional sem fins lucrativos formado na Califórnia. Fundada por Keith Barry e Flea do Red Hot Chili Peppers em 2001, o foco principal desta organização é promover a educação musical.
Anualmente aconteçe o Festival do Conservatório chamado "Hullabaloo" no qual os Peppers já fizeram apresentação em 2007, e em 2008 Flea fez participação especial junto com a banda Metallica.

Technorati Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Windows Live Tags: Flea,Michael,Peter,Balzary,Melbourne,Outubro,baixista,ator,Chili,Peppers,estilos,métodos,Além,artistas,Jane,Addiction,Mars,Volta,Alanis,Morissette,Suas,simplicidade,complexidade,recurso,Originalmente,prodígio,Hillel,Slovak,Anthym,Fear,Logo,colegas,Anthony,Kiedis,Jack,Irons,colaboração,Como,incursões,cinema,filmes,Back,Future,Futuro,Regresso,Private,Idaho,Garotos,Programa,Caminho,Lebowski,Grande,Biografia,Estados,Unidos,divórcio,Angeles,Tocava,Conheceu,formação,Actualmente,mundo,Tocou,substituição,Lebowsky,personagem,Needdles,Atuou,Psicose,Summerfield,filme,Diário,Adolescente,poeta,Carrol,Down,Loesha,Zeivar,Clara,maiores,Sunny,Bebop,esposa,Frankie,Rayder,Southern,California,Estou,educação,Citado,imprensa,estas,Times,emoção,intuição,RHCP,tipo,News,Lançamento,Janeiro,FLEABASS,cabine,Descrevendo,amor,alunos,elas,maioria,Bass,Water,Punk,Wild,NAMM,planeta,Para,Chad,Smith,Session,Curiosidades,Seções,Wikipédia,Este,texto,Karen,idade,época,colégio,Participou,Traffic,basquete,Lakers,hino,Malibu,Hollywood,Durante,turnê,Californication,mansão,Hollywoodiana,Dois,Jimi,Hendrix,Keith,Moon,Freddie,Mercury,Slash,Friends,Guns,Roses,Velvet,Revolver,Nirvana,Smells,Spirit,Rock,Side,Thrashin,Suburbia,Thought,Guys,Dudes,Zero,Blue,Iguana,Lost,Part,Motorama,Roadside,Prophets,Chase,Just,Luck,Whiskey,Liar,Poker,Vegas,Thornberrys,Psyco,Player,Qualquer,veículo,junho,Silverlake,Conservatory,Music,Conservatório,Música,Califórnia,Fundada,Barry,Anualmente,Festival,Hullabaloo,participação,Metallica,trompete,guitarrista,seus,anos,divertido,numa

WordPress Tags: Flea,Michael,Peter,Balzary,Melbourne,Outubro,baixista,ator,Chili,Peppers,estilos,métodos,Além,artistas,Jane,Addiction,Mars,Volta,Alanis,Morissette,Suas,simplicidade,complexidade,recurso,Originalmente,prodígio,Hillel,Slovak,Anthym,Fear,Logo,colegas,Anthony,Kiedis,Jack,Irons,colaboração,Como,incursões,cinema,filmes,Back,Future,Futuro,Regresso,Private,Idaho,Garotos,Programa,Caminho,Lebowski,Grande,Biografia,Estados,Unidos,divórcio,Angeles,Tocava,Conheceu,formação,Actualmente,mundo,Tocou,substituição,Lebowsky,personagem,Needdles,Atuou,Psicose,Summerfield,filme,Diário,Adolescente,poeta,Carrol,Down,Loesha,Zeivar,Clara,maiores,Sunny,Bebop,esposa,Frankie,Rayder,Southern,California,Estou,educação,Citado,imprensa,estas,Times,emoção,intuição,RHCP,tipo,News,Lançamento,Janeiro,FLEABASS,cabine,Descrevendo,amor,alunos,elas,maioria,Bass,Water,Punk,Wild,NAMM,planeta,Para,Chad,Smith,Session,Curiosidades,Seções,Wikipédia,Este,texto,Karen,idade,época,colégio,Participou,Traffic,basquete,Lakers,hino,Malibu,Hollywood,Durante,turnê,Californication,mansão,Hollywoodiana,Dois,Jimi,Hendrix,Keith,Moon,Freddie,Mercury,Slash,Friends,Guns,Roses,Velvet,Revolver,Nirvana,Smells,Spirit,Rock,Side,Thrashin,Suburbia,Thought,Guys,Dudes,Zero,Blue,Iguana,Lost,Part,Motorama,Roadside,Prophets,Chase,Just,Luck,Whiskey,Liar,Poker,Vegas,Thornberrys,Psyco,Player,Qualquer,veículo,junho,Silverlake,Conservatory,Music,Conservatório,Música,Califórnia,Fundada,Barry,Anualmente,Festival,Hullabaloo,participação,Metallica,trompete,guitarrista,seus,anos,divertido,numa

Blogger Labels: Flea,Michael,Peter,Balzary,Melbourne,Outubro,baixista,ator,Chili,Peppers,estilos,métodos,Além,artistas,Jane,Addiction,Mars,Volta,Alanis,Morissette,Suas,simplicidade,complexidade,recurso,Originalmente,prodígio,Hillel,Slovak,Anthym,Fear,Logo,colegas,Anthony,Kiedis,Jack,Irons,colaboração,Como,incursões,cinema,filmes,Back,Future,Futuro,Regresso,Private,Idaho,Garotos,Programa,Caminho,Lebowski,Grande,Biografia,Estados,Unidos,divórcio,Angeles,Tocava,Conheceu,formação,Actualmente,mundo,Tocou,substituição,Lebowsky,personagem,Needdles,Atuou,Psicose,Summerfield,filme,Diário,Adolescente,poeta,Carrol,Down,Loesha,Zeivar,Clara,maiores,Sunny,Bebop,esposa,Frankie,Rayder,Southern,California,Estou,educação,Citado,imprensa,estas,Times,emoção,intuição,RHCP,tipo,News,Lançamento,Janeiro,FLEABASS,cabine,Descrevendo,amor,alunos,elas,maioria,Bass,Water,Punk,Wild,NAMM,planeta,Para,Chad,Smith,Session,Curiosidades,Seções,Wikipédia,Este,texto,Karen,idade,época,colégio,Participou,Traffic,basquete,Lakers,hino,Malibu,Hollywood,Durante,turnê,Californication,mansão,Hollywoodiana,Dois,Jimi,Hendrix,Keith,Moon,Freddie,Mercury,Slash,Friends,Guns,Roses,Velvet,Revolver,Nirvana,Smells,Spirit,Rock,Side,Thrashin,Suburbia,Thought,Guys,Dudes,Zero,Blue,Iguana,Lost,Part,Motorama,Roadside,Prophets,Chase,Just,Luck,Whiskey,Liar,Poker,Vegas,Thornberrys,Psyco,Player,Qualquer,veículo,junho,Silverlake,Conservatory,Music,Conservatório,Música,Califórnia,Fundada,Barry,Anualmente,Festival,Hullabaloo,participação,Metallica,trompete,guitarrista,seus,anos,divertido,numa

sábado, 16 de julho de 2011

Jack Casady

Jack Casady (nascido John William Casady, 13 de abril de 1944 em  250px-Jack_CasadyWashington DC), é um músico norte-americano considerado um dos principais guitarristas de baixo da era rock e mais conhecido como um membro do Jefferson Airplane . Primeiro jogando como um guitarrista com o Washington DC ritmo área e banda de blues "Os Triunfos", ele mudou para baixo durante os anos do ensino médio e ainda menor de idade (e com uma identificação forjada), jogou a Washington DC cena do clube, apoiando artistas tais como Little Anthony e os Imperials e Ray Charles . Ele se tornou o baixista para o Jefferson Airplane , quando o guitarrista Jorma Kaukonen , um amigo de escola e ex-guitarrista triunfos, o convidou para se juntar no final de setembro de 1965. Jefferson Airplane se tornou o primeiro expoente de sucesso do San Francisco de som. Seus singles, incluindo "Somebody to Love" e "White Rabbit", tinha um estilo mais polido e com êxito traçado em 1967 e 1968. Casady, juntamente com os outros membros do Jefferson Airplane, foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1996.
Jefferson Airplane anos 1965-1972

Casady substituído originais Jefferson Airplane baixista Bob Harvey em outubro de 1965.Casady pisou além do papel convencional rítmica e acordes de apoio do rock & roll, a fim de explorar outras possíveis idéias melódicas oferecido pelo ritmo e progressões de acordes.Seu impacto é imediatamente evidente no álbum de estréia do avião Jefferson Airplane Takes Off (1966) em faixas como "Let Me In" e "Run Around." O álbum Airplane viver Bless Sua Cabeça Pointed Pouco , gravado em 1968, demonstra estilo Casady de linha única andar ao máximo, como sua Guilda Starfire sinal de graves foi entregue através de umVersatone amplificador que deu o seu instrumento um som característico rosnar quando jogado no maior registo . O Fred Neil faixa "The Other Side of This Life" continua a ser o exemplo por excelência de seu estilo. Avião em álbuns posteriores, como Bark , Long John Silver eo show Trinta Segundos Sobre Winterland , Casady transferidas para um $ 4.000 custom-made Alambique baixo (# 001, a primeira feita pela empresa) apelidado de "Controle da Missão". O Casady som extraordinariamente grande produzidos durante a sua época áurea 1968-1971-nada melhor do que ouviu em seu jogo multi-rastreados em "Sunrise", uma canção de Paul Kantner 1970 's álbum solo Blows Against the Empire fãs de inspiração para atribuir-lhe o carinhoso apelido de "Deus". 200px-JackCasady1996 (1)
Outros notáveis ​​performances Casady em gravações Jefferson Airplane incluem o Top seminal 10 hit " White Rabbit "(do álbum Pillow surrealista , 1967), "Rejoyce" e "vê-la Ride" ( após o banho de Baxter , 1967), "Crown of Creation "," If You Feel "e" A Casa de Pooneil Corners "( Crown of Creation , 1968), e "Crazy Miranda" e "Filme de Guerra" ( Bark , 1971). Várias dessas faixas são notáveis ​​por sua infusões inovador do jazz e linhas de baixo raga no formato rock. Por anos em performance ao vivo com o avião, showcase Casady foi o Paul Kantner composição "The Ballad of You and Me e Pooneil", que deu o baixista a oportunidade para improvisar um solo aberto, que foi diferente a cada noite e muitas vezes surpreendentes. A Fly Jefferson Airplane DVD inclui um desempenho tão filmadas O cão da família , onde Casady tira um solo ragingly inventivo, que visivelmente impressiona colega de banda Grace Slick . Ele também era adepto de complementar a musicalidade de seus companheiros de jogo, a versão ao vivo de "voluntários" no Woodstock álbum é um exemplo notável de cooperação ritmo baixo e teclado com sessão pianista Nicky Hopkins .
Casady apetite para jogar o levou a fazer trabalho clandestino extensa durante seu mandato Airplane. Não só ele se apresentar ao vivo no palco com Jimi Hendrix em 1968, ele também tocou baixo na Hendrix Jimi música " Voodoo Chile ", da Elétrica Ladyland álbum lançado no mesmo ano (algumas cópias do álbum de escrever mal o nome dele como Cassidy). Ele também ocasionalmente jogado com outros importantes bandas de San Francisco Grateful Dead , Country Joe e os peixes e os irmãos Tiago e Boa. Além disso, foi membro de dois grupos de curta duração lasca, Mickey e os batimentos cardíacos (com Jerry Garcia e Mickey Hart ) e Jack Casady eo degenera, com amigo de adolescência Danny Gatton, bem como Jorma. Nenhum destes grupos já registrado, embora fitas ao vivo estão em circulação.Mais tarde, foi Casady para aparecer em David Crosby "s" If I Could Only Lembrar o meu Nome "(1971), Roky Erickson "Calúnia Não Me" 's album (1982) e Warren Zevon "s" Cidade Transversal "(1989 ). Ele também produziu o álbum solo de Jorma Kaukonen primeiro, o aclamado pela crítica "Quah", em 1975.
Hot Tuna
Casady e Kaukonen formado Hot Tuna em 1969, e ainda executar até os dias atuais. O grupo se transformou ao longo dos anos a partir de uma unidade de blues acústico para uma banda de boogie elétrico para um ato de metal furioso e vice-versa. Casady é igualmente confortável que acompanha um Kaukonen acústica ("Fate Mann", 1970) ou elétrico jamming ("João Outros", 1971). Solo de Casady sobre "Candy Man" (Hot Tuna da First Pull Up, Depois, Pull Down , 1971) também mostra sua habilidade em levar a melodia ao invés de apenas tocar escalas rítmicas, uma característica-chave de seu trabalho solo de baixo.Alguns tocando primorosamente intrincado é evidente no álbum de 1972 Burgers , especialmente os espumantes instrumental faixa "Canção da Água", que descreveu como Casady com "bass chumbo." Outra faixa Burgers ", Strut Sunny Day", tem duelo Casady de baixo com guitarra de Kaukonen. Quando o atum se tornou um power trio, em meados dos anos 70, Guild Casady do Flying V personalizado baixo se tornou sua marca registrada.Trabalhos posteriores, especialmente Live in Japan (1997), ainda testemunham a sua criatividade como evidenciado pelos solos de baixo em constante evolução em "Candy Man", " Bom Pastor "e" 99 dos azuis Ano ".
SVT e The Yanks
No final de 1970, Casady e Kaukonen descobriu que eles precisavam de algum tempo distante e criativo Hot Tuna dissolvida por vários anos.Durante este tempo, Casady ajudou a fundar uma banda de rock moderno, SVT , com Brian Marnell , um compositor promissor e vocalista, o tecladista Nick Buck, eo baterista Bill Gibson, mais tarde substituído por Paul Zahl. Mais uma vez, a versatilidade Casady foi demonstrado que esta banda tocou em um estilo convincente Onda Nova, totalmente removido do Hot Tuna e Jefferson Airplane. Durante seu mandato SVT, Casady realmente gravou os dedos juntos para forçar-se a simplificar o seu estilo altamente articulada jogar. Ele e Zahl formaram uma seção rítmica exemplar, como evidenciado no LP No Regrets (1981). Após a morte de Marnell a partir de uma overdose de drogas Casady e Zahl continuou o som SVT básicos com o guitarrista Jack Johnson eo cantor / compositor / guitarrista Owen Masterson em uma banda chamada The Yanks. Também durante a década de 1980, juntou-se Casady ex-membros Airplane Paul Kantner e Marty Balin na Banda KBC .
Jefferson Starship
Em 1992, juntou-se recriado Paul Kantner do Jefferson Starship , e apareceu nos álbuns Deep Space / Virgin Sky e Janelas do Céu . Em 2000, Kantner usou o nome de Jefferson Airplane contra os termos de sua resolução 1985, com Grace Slick , Jorma Kaukonen , Bill Thompson, e Casady.Casady esquerdo Jefferson Starship depois deste incidente. Casady aparece com Kantner novamente no 2008 Jefferson Starship lançamento, Jefferson Árvore da Liberdade, a partir de uma faixa previamente gravadas para o lançamento alemã de Janelas do Céu .
Fator Sonho
Não uma cantora e nunca um prolífico compositor, não era até junho de 2003, que Casady lançou seu primeiro álbum solo, fator Sonho , produzido por Greg Hampton e Casady. Como solo de avião relacionados com outras obras que apresentou o suporte substancial de outros jogadores, comoWarren Haynes , Doyle Bramhall II , Jorma Kaukonen, Fee Waybill, Ivan Neville, o Box Set grupo, e muitos amigos outro músico.
Atualmente, bem como realizando com Hot Tuna, Casady ensina workshops graves em Paz Jorma Kaukonen de Fur Ranch em Ohio.
Casady ajudou a projetar em conjunto com Epiphone, o "Jack Casady Signature Bass", um de 34 polegadas escala do baixo-corpo oco elétrico com única baixa impedância humbucker captador e uma ponte flutuante. O instrumento é baseado em Casady meados dos anos 70 Gibson Les Paul Signature baixo que ele comprou em 1980.
Moonalice
Em 2007, juntou-se Casady uma nova banda, Moonalice , cujos membros incluem o ex- Jefferson Starship baixista e tecladista Hot TunaPete Sears , juntamente com GE Smith , Sless Barry , Ann McNamee , Roger McNamee , e Jimmy Sanchez . O primeiro álbum de estúdio Moonalice foi lançado em abril de 2009.

sábado, 9 de julho de 2011

John Entwistle

John Alec Entwistle (9 de outubro de 1944 - 27 de junho de 2002) foi um baixista,compositor, cantor e trompetista britânico, mais conhecido por seu trabalho no baixo com a banda de rock The Who.
Sua sonoridade agressiva no instrumento influenciou várias gerações de baixistas, levando-o a ser definido como "o maior baixista da história do rock" por publicações como Greenwich Time e The Ledger.
A pegada base de seu instrumento era alcançada através da utilização de linhas penta tônicas e um som agudo pouco comum, alcançado através da utilização de cordas de aço RotoSound. Entwistle possuía uma coleção de mais de 200 instrumentos, refletindo as diferentes marcas que utilizou durante sua carreira: baixos Fender e Rickenbacker nos anos 60, Gibson e Alembic nos anos 70, Warwick nos anos 80 e baixos Status de fibra de carbono nos anos 90.

 Técnica e primórdios

Entwistle nasceu em Chiswick, subúrbio de Londres. No começo dos anos 60 ele passou a se apresentar em vários grupos de jazz e dixieland com seu colega de escola Pete Townshend, posteriormente entrando para a banda The Detours, de Roger Daltrey. Estava formado o núcleo do que seria mais tarde o The Who.
O grupo começara com Daltrey e Townshend dividindo os acordes de guitarra, até que Roger desistiu do instrumento. A mudança para uma única guitarra foi essencial para Entwistle (apelidado de "The Ox"), que passou a tocar acordes extremamente altos e intrincados para compensar a falta de uma guitarra rítmica - o resultado foi, dos primeiros singles do Who até o seu último sucesso, a transformação do trabalho do baixo de Entwistle em um dos mais complexos e audíveis do rock. Mais do que isso, ele tendia a aparecer justamente por não aparecer.
Além de seu trabalho no baixo, Entwistle revelou um talento peculiar como compositor. Suas canções demonstravam um senso de humor sombrio, incompatível com o trabalho mais introspectivo de Townshend. Embora contribuísse numa proporção de 2 músicas por álbum, a frustração de ter seu material relegado pelo The Who levou-o a lançar Smash Your Head Against The Wall em 1971, sendo o primeiro integrante da banda a gravar um disco solo.
Entwistle desenvolveu o que ele chamava de estilo '"datilógrafo" de tocar baixo. Consistia em posicionar a mão direita sobre as cordas para que os quatro dedos pudessem ser usados para bater percussivamente nas mesmas, fazendo com que elas atingissem o braço com um distinto som agudo. Isso dá ao músico a habilidade de tocar três ou quatro cordas de uma só vez, ou de usar diversos dedos em uma só corda, além de permitir a criação de passagens bastante percussivas e melódicas. Ele usava esta técnica para imitar os preenchimentos usados pelos bateristas, às vezes antes mesmo que os bateristas tivessem a oportunidade de fazê-los.
John identificava suas influências como uma combinação de seu treinamento formal ao trompete,trompa e piano, o que dava a seus dedos uma força e flexibilidade ímpares. Juntamente com os guitarristas de rock Duane Eddy e Gene Vincent, e baixistas de soul e R&B como James Jamerson, ele é considerado um pioneiro nas técnicas de baixo. Entwistle foi a influência primordial de gerações de baixistas e continua a aparecer em enquentes sobre os "melhores baixistas" em revistas musicais. Em 2000, a revista Guitar nomeou John Entwistle o "Baixista do Milênio" numa enquente entre seus leitores.

Fim de carreira

Próximo ao fim de sua carreira ele formou a The John Entwistle Band com seu amigo de longa data e baterista Steve Luongo e o guitarrista e vocalista Godfrey Townsend. Em 1996 ele deu início à turnê "Left for Dead", emplacando no mesmo ano a turnê de Quadrophenia com o The Who. No final de1998, John retomou sua banda solo e embarcou na "Left for Dead - the Sequel", após o qual foi lançado um álbum com os melhores momentos da turnê, chamado Left for Live.
Em 1999 e 2000 John voltou ao The Who, tocando em shows de caridade e em mais uma turnê.
Em 2001, participou do show organizado por Alan Parson em tributo aos Beatles, "A Walk Down Abbey Road". Além de John e Alan, o show contou com Ann Wilson, Todd Rundgren, David Pack,Godfrey Townsend, Steve Luongo e John Beck.
Durante janeiro e fevereiro de 2002, John fez suas últimas apresentações com o The Who na Inglaterra, a última delas em 8 de fevereiro no Royal Albert Hall em Londres.

Morte

John Entwistle morreu em Las Vegas no dia 27 de junho de 2002, um dia antes do início de mais uma turnê norte-americana do The Who.
O laudo do legista determinou que sua morte foi devido a um ataque cardíaco provocado por uma quantidade não determinada de cocaína. Embora a quantidade em seu sangue fosse mínima, a droga fez com que suas artérias coronárias - já prejudicadas por um problema cardíaco não tratado - se contraíssem, o que levou ao ataque cardíaco fatal. Entwistle, assim como Townshend, lutou contra o vício de álcool e drogas durante a maior parte de sua vida adulta.
A gigantesca coleção de guitarras e baixos de Entwistle foi a leilão no Sotheby's em Londres por iniciativa de seu filho Christopher, para o pagamento de dívidas e impostos. No leilão, Christopher chegou a dizer que seu pai odiaria ver tantos estranhos colocando as mãos em seus pertences. Sua enorme mansão em Stow-On-The-Wold em Costwolds, além de inúmeros objetos pessoais, também foram vendidos para arcar com as cobranças do Imposto de Renda. Ironicamente, John chegou a ser funcionário do IR, só deixando o emprego quando o The Who começou a fazer sucesso.
O funeral de John foi realizado na Igreja de Saint Edward em Stow-On-The-Wold, Gloucester, Inglaterra, no dia 10 de julho. Ele foi cremado e suas cinzas espalhadas em local privado. Um serviço memorial foi organizado em 24 de outubro em St. Martin-in-the-Fields, Trafalgar Square, Londres.
Discografia
§                     Smash Your Head Against the Wall (1971)


§                     Whistle Rymes (1972)
§                     Rigor Mortis Sets In (1973)
§                     Mad Dog (1975)
§                     Too Late The Hero (1981)
§                     The Rock (1996)
§                     King Biscuit Flower Hour Presents In Concert (1996) (ao vivo)
§                     Left For Live (1999) (ao vivo)
§                     Music From Van Pires (2000)
§                     So Who's the Bass Player? The Ox Anthology (2005) (coletânea)