sábado, 30 de janeiro de 2010

Tapping Rítmo Latino


Obs: Este exercício foi tirado de uma vídeo-aula do Victor Wooten.

G|---15----15----15-15-----15-----15----15----15-15-----15----|
D|---15----15----14-14---14--14---15----15----14-14---14--14--|
A|-------------3-------3--------------------3-------3---------|
E|-3-----3----------------------3-----3-----------------------|

G|---15---15---15-15-----15-----15---15---15-15--15-16--|
D|---15---15---14-14---14--14---15---15---14-14--15-16--|
A|------5----3---------------------5----3---------------|
E|-3-----------------2--------3------------------3--4---|

G|---17----17----17-17-----17-----17----17----17-17-----17----|
D|---17----17----16-16---16--16---17----17----16-16---16--16--|
A|-------------5-------5--------------------5-------5---------|
E|-5-----5---------------------5-----5------------------------|

G|---17---17---17-17-----17-----17---17---17-17--17-16--|
D|---17---17---16-16---16--16---17---17---16-16--17-16--|
A|------7----5---------------------7----5---------------|
E|-5-----------------4--------5------------------5--4---|

Essa é a base. 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Roger Waters

pre;">
 Roger George Waters (Great Bookham, Surrey, 6 de Setembro de 1943) é um músico e compositor britânico de rock, mais conhecido por ter sido o compositor, vocalista, baixista e um dos fundadores do Pink Floyd.






Biografia

Após outro dos fundadores, Syd Barrett, ter abandonado o grupo devido a doença mental e a abuso de drogas, no fim dos anos 60, Waters definiu a direcção artística da banda, levando os Pink Floyd para o centro das atenções, produzindo uma série de álbuns que continuam entre os mais aclamados pela crítica e dos mais vendidos de todos os tempos.
A relação de Waters com Gilmour foi-se tornando tensa nos finais dos anos 70, à medida que Waters ia exercendo cada vez mais o controle criativo sobre o grupo. A última colaboração Waters/Gilmour, The Final Cut de 1983 foi creditada como sendo um trabalho de Waters, com música tocada pelos Pink Floyd. Waters deixou a banda e o desacordo sobre a intenção de Gilmour continuar a usar o nome dos Pink Floyd levou-os à barra do tribunal. Waters argumentava que tendo a banda sido criada por ele, Syd Barrett, Nick Mason, e Richard Wright, não havia razão para o grupo continuar a se chamar Pink Floyd, devido ao facto de contar apenas com um dos elementos originais, (Wright havia deixado a banda antes da gravação deThe Final Cut). Outro dos argumentos de Waters era o facto de ser o autor da maior parte das letras das músicas dos Pink Floyd desde o abandono de Syd Barrett. Mesmo assim, Gilmour ganhou o direito de usar o nome dos Pink Floyd e a maioria das suas músicas, ficando Waters apenas com os direitos do álbum The Wall e de todas as suas músicas.
Roger Waters foi considerado o 22º melhor baixista do Milênio, numa lista divulgada pela revistaGuitar, há poucos anos.



Carreira Pós-Pink Floyd

Após sair do Pink Floyd, Waters embarcou numa carreira a solo, editando três álbuns e a trilha sonora de um filme. Em 1984 lançou THE PROS AND CONS OF HITCH HICKING que já estava sendo preparado desde 1978, em 1987 lançou RADIO KAOS e por último o álbum Amused to death de 1992. Waters passou a maior parte dos anos 90 a compor uma ópera chamada Ça Iracujo lançamento ocorreu em 27 de setembro de 2005.
Após a destruição do Muro de Berlim em 1989, Waters produziu em 21 de Julho de 1990 emBerlim um grande concerto de “The Wall” com fins de solidariedade e para comemorar o fim da divisão entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. O concerto teve lugar na Praça de Potsdamer um local que fazia parte da terra de ninguém do Muro de Berlim, foi considerado o maior concerto de sempre e teve como artista convidados Bryan Adams, The Scorpions e Van Morrison entre outros.
Depois de um longo hiato, Waters voltou à estrada outra vez em 1999, tocando as suas músicas mais conhecidas do tempo do Pink Floyd juntamente com material da sua carreira a solo e uma música nova chamada Each Small Candle, tendo conseguido grande audiência. Um dos shows da tour de 2000 foi gravado no DVD IN THE FLESH filmado em Portland, Oregon, Eua. Em 2002 a tour continuou e passou pelo Brasil com quatro datas no Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Neste ano Roger apresentou mais uma nova composição chamada Flickering Flame. Roger Waters só voltou aos palcos em 2007/2008 com uma grande tour mundial que recebeu o nome de THE DARK SIDE OF THE MOON passando pelo Brasil com duas datas em março de 2007 no Rio de Janeiro e São Paulo.
Em The Dark Side of The Moon, Roger Waters apresentou ao público canções suas e do Pink Floyd. O show era dividido em três momentos distintos:

Álbuns a solo de Roger Waters

  • Music from The Body (1970) (banda Sonora com Ron Geesin)
  • The Pros and Cons of Hitch Hiking (1984)
  • When the Wind Blows (1986) (banda sonora)
  • Radio K.A.O.S. (1987)
  • The Wall Live in Berlin (1990)
  • Amused to Death (1992)
  • In the Flesh Live (2000) (ao vivo)
  • Flickering Flame: The Solo Years Vol. 1 (2002)
  • Ça Ira (2005)
  • fontes http://www.johnentwistle.com/images/bass2kscans.html

Renato Rocha, conhecido como Billy ou Negrete

É conhecido principalmente por ter tocado como baixista nos três primeiros discos da banda Legião Urbana , uma das musicas que mostra sua grande competência. Renato Rocha entrou para a Legião Urbana em fins de 1983 , logo depois da banda ter assinado o contrato com a gravadora EMI-ODEON e Renato Russo  ter cortado seus pulsos, não podendo usar o instrumento por uns tempos. Era amigo de Marcelo Bonfá , baterista da Legião, o que facilitou sua entrada para a banda. Assim como os seus companheiros de banda (Dado Vila-Lobos , Marcelo Bonfá e Renato Russo), viveu a adolescência em Brasilia . Antes de entrar para a Legião Urbana , foi membro da facção "hardcore" dos "punks" de Brasília (gangue dos Carecas). A partir daí, virou quadro fixo do grupo e compôs Quase sem querer e Daniel na cova dos leões, ao lado do líder da Legião. Em 1989Renato Rocha deixa a Legião, seguindo carreira solo em 1989; dizem que sua saída da banda aconteceu por desentendimentos com os outros integrantes.
Após anos, Billy teve um depoimento seu utilizado no álbum "Uma Outra Estação" na faixa "Riding Song". Trata-se de uma faixa em que a passagem dos instrumentos e o coral do refrão estavam gravados, porém como não havia a voz de Renato Russo, a gravadora utilizou depoimentos dos quatro membros da banda em cima do arranjo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Solo de baixo

Este e um belo solo do baixista Ted. é um belo solo de Baixo.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Liminha

liminha foi o contra baixista  Os Mutantes  em  1970 , sendo efetivado na banda posteriormente. Em 1974 , se afastou dos Mutantes e deu início à sua atividade de produtor;
até hoje é reverenciado pela linha de baixo que fez na música Fullgás, gravada por Marina Lima em 1984. 






Baixo de 12 corda

  
Este e um vídeo muito bom e um contra baixo de 12 cordas.
O Baixista esta tocado o tema da primeira faze do Mario Bros, no final ele faz ate o som da contagem das moedas  

Pais e Filhos Legião Urbana



intro. e canto 1:
G----------------------------------
D---------------------------------- (na intro. tocasse 4x quatro vezes
A--0-2-3---3----5--5--------------- nos versos até entrar os outros cantos)
E-----------------------3-3---3---3




Canto 2:
G---------------------------------------------------------------------------
D---------------------------------------------------------------------------
A-----------------------------3---3---3--3--2---2---2-2--1-1-1-1-1-5-5-5-5-5
E--1---1---1---1---0---0---0---0--------------------------------------------




REFRAO:
G---------------------------------------------------------
D---------------------------------------------------------
A----------------3--3--3-3---------------3--3--3--3--3-3-3
E-3--3--3--3-3--------------0--0--0--0--------------------




Canto 1- Estatuas e cofres e paredes pintadas ninguém sabe o que aconteceu


Canto 1- Ela se jogou da janela do quinto andar nada é fácil de enteder


Canto 2- Dorme agora uhhhh.. é só o vento lá fora


Canto 1- Quero colo vou fugir de casa posso dormir aqui com vocês


Canto 1- Estou com medo tive um pesadelo só vou voltar depois das três


Canto 2- Meu filho vai ter nome de santo quero o nome mas bonito


REFRAO-
É presciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã


Por que se vc parar pra pensar na verdade nao há


Canto 1- Me diz por que que o céu é azul me explica a grande furia do mundo


Canto 1- São meus filhos que tomam conta de mim


Canto 1 Eu moro com a minha mãe minha meu vem me visitar


Canto 1- Eu moro na rua não tenho ninguém eu moro em qualquer lugar


Canto 1- Já morei em tanta casa que nem me lembro mas


Canto 1- Eu moro com meus pais


Canto 2- REFRÃO


Sou uma gota d'agua sou um grão de areia


Você me diz que seus pais não lhe entendem mas você não entedem seus pais


Canto 1- Você culpa seus pais por tudo isso é um absurdo são crianças como você


Canto 1- O que você vai ser?


Canto 1- Quando você crescer?

Tente outra vez Raul Seixas




Intro


|----------------------------12/14-12/14--12/14-12/14-14-14-14-12/14-14-14-14--
|-5/7-5/7--5/7-5/7-5/7--5/12------------------------------------------
|---------------------------------------------------------------------
|---------------------------------------------------------------------


Veja! nao diga q a canção está perdida....


|-----------------------------------------------------------------------------------------
|------------------------------5-7-5-5--5-5-5--5h7----------------------------------------
|-0-0--0-0-0-2-3-3-3--3-3-3--3---------------------5-5--5-5-5--(rapido-5-7-5----------------
|-----------------------------------------------------------------------------7-5-5)-5-5-5--


Tente outra vez...


|--------------------------------------------------------------------------------------
|-------------------------------------------------------------------------------5-7-5-5-
|-----------------------------2-2--2/7-5/7-5/7--7--0-0--0-0-0-2-3-3--3-3-3--3------
|-7-8-7-5-3-3--3-3-3-3--3h5------------------------------------------


|---------------------------------------------------
|-5-5-5--5h7----------------------------------------
|------------5-5--5-5-5-(rapido-5-7-5---------------
|-------------------------------------7-5-5)--5-5-5-


Nada acabouuu....


|-------------------------------------------
|-----------------------------5-3/5-5-5-3/5-5-5-3/5-5-3/5-5-3/5-5--
|---------------------------5-----------------
|-7-8-7-5-3-3--3-3-3--5-7-8----------------------------------------


OHHHHHHHHHHHHOHHHHHHHHHOHHHHHHHHHHHHHHHH Tenteee....


|-------------------------------------------------------------------------------------
|----------------------------------------------------------------5-----5---5--5/7-----
|-3-3--3---0-3----3-3----3-3------2-2----2-2---2-3-3--3---0-3--3-----3---3--------5-5-
|--------3------3------3------3-5------3-----3----------3-----------------------------


Há uma voz q canta, uma voz q dança..........


|-------------------------------------------
|-12-10--------12-10----------12-10-----------------------
|-------12-----------12-------------12----------8-8--8-6-----
|----------8-8----------10-10----------8-8-8-10----------8-0----




Bailando no arrrr..




|------------------------------------------
|------------------------------------------
|------------2-3-5-5--5h7-7-7--7-7-5/7---
|-3-3--3-3-3-------------------------------




Queira... Basta ser sincero e desejar profundo




|-------------------------------------------
|--------------------------5/75-----5-5--5-5-5--5h7------------
|-0-0--0-0-0--2-3-3--3-3/7-------5-7-----------------5-5--5-5-5--5h7------------------
|--------------------------------------------------------------------5-5--5-5-5-----------


Tente outra vez....




|-------------------------------------------
|-------------------------------------------------------------5-7-5-5--5-5-5--5/7--------
|------------------------------5-0-0--0-0-0--2-3-3--3-3-3-5-7---------------------5--5-5----
|-7-8-7-5-3--3-3--3-3-3--5-7-8-------------------------------------------------------------




|------------------------------------
|------------------------------------
|--5-5-5--5/7------------------------
|-------------5--5-5--5-5-7-8-7-5-3--

Todo o Amor Que Houver Nessa Vida






Observação: essa música foi tirada assim como foi tocada no álbum "Barão Vermelho 1", de 1982.




0” a 13” (introdução da música)
|----------------------------------9-------------|
|----7-7----------7----------9/10-------10\7-----|
|-------------7/8--------------------------------|
|5-----------------------------------------------|


|-----------------------------------9-----------|
|---7-7-----------7----------9/10-------10------|
|-------------7/8-------------------------------|
|-----------------------------------------------|


Passagem1: 31” a 38”
|-----------------------------5-x-x-4-x-x--|
|------7-----------------7-----------------|
|-------------------7/8--------------------|
|--5---------------------------------------|


Passagem2: 1’03” a 1’07’
|--------------------9-----|
|-------7-7-------------9--|
|---------------7/8--------|
|----5---------------------|


Passagem3: 2’01” a 2’06”
|----------------------|
|-------------7--------|
|-------7/8------------|
|--5-5-----------------|


Passagem4: 2’06” a 2’08”
|------------------------|
|-----11-X------10-X-----|
|--8---------7-----------|
|------------------------|


Passagem5:
|----------------------------------------|
|-----------------6-6-5-5------8-8-8-7---|
|--8-8--7-7------------------------------|
|----------------------------------------|






Introdução (2X)


Am F7M
Eu quero a sorte de um amor tranqüilo
Dm F G
Com sabor de fruta mordida
Am F7M Dm
Nós na batida, no embalo da rede
F
Matando a sede na saliva
E
Ser teu pão, ser tua comida
G
Todo amor que houver nessa vida
E
E algum trocado pra dar garantia


PASSAGEM1


Am F7M
E ser artista no nosso convívio
Dm F G
Pelo inferno e céu de todo dia
Am F7M Dm
Pra poesia que a gente não vive
F
Transformar o tédio em melodia
E
Ser teu pão, ser tua comida
G
Todo amor que houver nessa vida
E
E algum veneno antimonotonia


PASSAGEM1
PASSAGEM2 (4X)
SOLO: (Am - F7M)
PASSAGEM2 (2X)


Am F7M
E se eu achar a tua fonte escondida
Dm F G
Te alcanço em cheio, o mel e a ferida
Am F7M Dm
E o corpo inteiro como um furacão
F
Boca, nuca, mão e a tua mente não
E
Ser teu pão, ser tua comida
G
Todo amor que houver nessa vida
E
E algum remédio que me dê alegria


PASSAGEM1 (2X)
PASSAGEM3 (3X)
PASSAGEM4 (3X)
PASSAGEM5

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

como lêr partituras



Aprender a ler partituras pode parecer atemorizante para algumas pessoas, especialmente para aqueles que não tem muitos conhecimentos musicais. As partituras têm sua própria linguagem. O segredo é descobrir uma maneira de decifrar o código, ler a música e ser capaz de tocá-la ou cantá-la no tom e na altura corretos representados por cada nota.
Se você quer aprender a ler partituras, então você está lendo o texto certo. Este artigo é um guia que ir ensiná-lo a ler a partituras e outras informações que podem ajudá-lo a entender mais sobre música como um todo.
  1. A estrutura da partitura: Partituras têm uma estrutura específica. A Pauta, ou pentagrama, é onde tudo o que você precisar saber estará escrito. Dependendo de uma série de fatores a pauta irá te dizer a nota exata que você deverá tocar. A primeira coisa que você tem que saber é identificar a pauta.
    • O que é a pauta: a pauta é composta por cinco linhas horizontais. Nela você irá encontrar notas, tempo , claves, acidentes e várias outras marcas que irão afetar o tempoe altura de cada nota. Todos estes elementos trabalham juntos para criar a música que será tocada ou cantada. Aqui segue uma imagem da pauta:
    • O que são claves e por que as usamos? Dependendo do instrumento ou do tom da voz (tenor, baixo, alto, soprano etc) a música será escrita em uma das duas claves (de sol ou de fá). Estas claves são usadas para indicar em que oitava serão tocadas as notas e que notas serão estas.
      • A Clave de Sol: A clave de sol é usada para a maioria das vozes: soprano, mezzo-soprano, alto e tenores. É também usada para os instrumentos que atingem as oitavas mais altas como o clarinete, flauta, oboé e trompete.

        Linhas: Mi, Sol, Si, Ré e Fá.
        Espaços: Fá, Lá Dó e Mi.

        Aqui segue uma imagem da clave de Sol

      • A clave de Fá: A clave de fá é usada para as vozes graves: baixo e barítono; e os instrumentos mais graves como a tuba e o trombone . A clave de Fá foi criada porque as notas destes instrumentos seriam tão abaixo na pauta com clave de sol, que seria muito difícil de escrever e ler as músicas.
        Linhas: Sol, Si, Ré, Fá, Lá.
        Espaços: Lá, Ré, Mi, Sol.

        Aqui vai uma imagem da clave de Fá


          • Os acidentes: Os acidentes podem ser: bemol(b), natural ou sustenido(#). Independentemente do acidente, este será assinalado ou individualmente ao lado esquerdo da nota, se esta for casualmente acidentada, ou na armadura de clave, se a nota for acidentada durante toda a música.
            A Armadura de Clave fica a direita da Clave. As notas bemóis ou sustenidos dependem da escala da música, logo elas indicam em que escala a música esta escrita na partitura.

            Nesta imagem o Si bemol está circulado na armadura de clave, indicando que a música está na escala Fá.

          • Indicação de Compasso: logo após a armadura de clave encontra-se uma fração ou um símbolo que indicam a velocidade do compasso. Ou seja, quantas notas podem ser colocadas por compasso. O compasso é um espaço na pauta divido por duas linhas verticais. O compasso mais comum é 4/4 (quatro por quatro), que às vezes é representado por um grande C em negrito.
            Outros compassos comuns são o 2/2, 2/4, ¾ e o 6/8.
            Aqui está uma imagem de um compasso 4/4:


        1. Notas, notas e mais notas: A estrutura fundamental do som é simbolizada por uma nota. Você tem que saber algumas coisas antes de tocar ou cantar uma música. O principal é saber quanto deve durar cada nota, se esta nota é sustenido bemol ou normal, e o nome de cada nota para que você possa tocá-la.
          • Nomeie as notas: As notas vão de Dó a Si. Quando chegar ao Si, começa tudo de novo. De Dó a Dó chama-se oitava (oito notas). As oitavas vão para cima ou para baixo, e um cantor normal atinge de duas a quatro oitavas cantando confortavelmente.
               
              • Segure a nota o quanto puder! Seria muito difícil para uma orquestra tocar junta se não soubessem por quanto tempo deveriam tocar cada nota. Cada instrumento tocaria em um ritmo e melodia diferentes e seria caótico. Por isso é tão importante saber a nota e por quanto tempo ela deve ser tocada, ambas informações indicadas no desenho da nota.
                Semibreve, mínima e semínima são as notas mais comuns na música moderna. Existem outros tipos que são um pouco incomuns. As notas trabalham junto com o compasso para indicar a quantidade de tempo que uma nota deve ser tocada. Normalmente o compasso é de 4/4 e as notas seguem esta nomenclatura. Todavia, se o tempo no compasso mudar, o valor de tempo das notas mudam também. Para cada valor de nota existe uma pausa que corresponde ao mesmo valor e indica que pelo mesmo período de tempo nada deve ser tocado.

                Aqui segue um diagrama com os valores das notas
                 

            1. Todos os símbolos engraçados: Existem outros diversos símbolos na partitura. Todos são importantes. Dependendo do símbolo pode ser que você tenha que tocar notas ou até mesmo a musica inteira mais rapidamente, alguns trechos tenham que ser repetidos, notas tocadas por mais tempo, ou a música deve ser tocada mais alta, com mais ênfase, ou mais baixa.
              • Mudanças no "tempo": estas mudanças não são exatamente no tempo do compasso, mas sim na maneira em que a música é tocada. Para tal usam-se palavras em italiano. Segue aqui uma lista em inglês destas variações:http://www.music.vt.edu/musicdictionary/appendix/tempo/tempo2.html
              • Mudanças no volume: estas mudanças ajudam a frisar o humor, ou modo da música. Nem todas as músicas são tocadas ou cantadas o mais alto que a pessoa conseguir. Estas mudanças no volume ajudam a deixar a música mais agradável e dramática, e não estática. Para tal existem palavras em italiano e símbolos: > indica que a nota diminui de volume e < indica que a nota aumenta de volume. Segue aqui uma lista das palavras e símbolos:http://www.music.vt.edu/musicdictionary/appendix/dynamics/dynamics.html
              • Outros Símbolos: Existem outros diversos símbolos que indicam outras variantes sobre a música. Dependendo do quanto você já sabe sobre música você pode, ou não saber o que estes símbolos significam.
                De uma olhada neste dicionário para maiores informações sobre estes símbolos.http://www.music.vt.edu/musicdictionary/
            2. O piano funciona de outra forma: O piano  é um dos poucos instrumentos que usa ambas as claves, de sol e de fá ao mesmo tempo. Enquanto o clarinete usa somente a clave de Sol e o baixo use somente a clave de Fá, pianistas devem saber ler ambas simultaneamente para tocar.
              Geralmente a mão esquerda do pianista toca as notas na clave de Fá de uma partitura para piano e a mão direita a Clave de Sol. O mais complicado para o pianista é aprender a ler ambas as claves simultaneamente e tocá-las, já que devem ser usadas ambas as mãos.
            3. Faça aulas: se você deseja ser um músico ou um cantor, você aprenderá a ler partituras durante as aulas. Um profissional foi treinado para ler partituras como se estivesse lendo um livro, e conhece todas os símbolos e indicações que podem aparecer em uma partitura.
              Existem diversos lugares onde você pode fazer aulas. Alguns colégios e universidades oferecem aulas, e existem diversas escolas e conservatórios de música. Você também pode encontrar um professor particular.
            4. Estude por conta Própria: a Internet te deu a oportunidade de aprender sozinho a ler partituras. Existem outras milhares de fontes que se aprofundam mais sobre o tema do que este artigo. Os músicos levam anos para aprender tudo o que eles precisam sobre música mesmo assim é um processo de estudo constante.
            Aprender a ler partituras é divertido, mas exige esforço e dedicação. Embora seja difícil, todo o esforço vale a pena, pois logo você estará tocando, cantando ou até mesmo escrevendo partituras você mesmo.
            Por Ashtyn Evans, traduzido por Linda Mattoli

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Exercícios de aquecimento (Aranhas)


Os famosos exercícios para domínios dos dedos, chamados de aranha, muito bom para a coordenação motora dos dedos. Ajuda muito na agilidade e no dito popular “desenferruja os dedos”. E alem do mais é ótimo exercício de aquecimento.

Usando os dedos de forma correta


Mão esquerda.


Os dedos da mão esquerda são numerados de 1 a 4 como na ilustração. O dedão não é numerado. Ao tocar sua mão esquerda deva estar confortável, sem o mínimo de tensão. Segure o baixo e espelhe seus dedos sobre as cordas, de modo que cada dedo fique sobre uma casa no braço do baixo.

O polegar deve fica na parte de trás do baixo, posicionando entre o primeiro e o segundo dedo.

Sua função é proporcionar uma sustentação para os dedos enquanto você dedilha . Não encoste a palma da não no braço do baixo.

Aviso: Evite pressionar ou movimentar demais. Use apenas pressão e movimento dos dedos suficientes para tocar. Pressão e movimento excessivo desperdiçam energia, impedem a técnica e atrasam o aprendizado.

Mão direita:
 


Diferente de paletas, tocar com os dedos produzem um som mais aveludado. Os dedos são ótimos para tocar Jazz e para tocar em baixo sem traste. Você estará usando o dedo indicador (I) e a dedo médio (M). A corda deve ser dedilhada com as digitais dos dedos e não com a ponta dos dedos.

É muito importante dedilhar a corda com um toque leve. Toque a corda com aforça suficiente para obter um bom som.

Ao tocar você terá que encontrar um lugar para apoiar o polegar. Não apóie o polegar na corda MI, mas no captador.

DICA: Deixe o dedo indicador e o médio, um pouco inclinado para trás (para o lado da ponte) por que o dedo tem uma diferença de tamanho, assim você tira um pouco a diferença.